fbpx

Crie conexões mais profundas com seus clientes e venda mais!

Atualmente, o comportamento do consumidor tem sido caracterizado pela diminuição das compras por impulso, dando lugar a uma abordagem mais racional. A impulsividade e a pressa deram espaço para escolhas mais ponderadas e priorizações, com a tecnologia desempenhando um papel fundamental nesse processo. 

Ela permitiu que, em apenas um clique, os consumidores pesquisem preços, comparem opções, encontrem avaliações e assistam a vídeos sobre os produtos. As informações agora estão facilmente acessíveis e a decisão de compra se tornou parte de uma jornada mais complexa e sinuosa.

Hoje, o desafio não está apenas em atrair o consumidor, mas sim em conquistá-lo e mantê-lo fiel por mais tempo. 

Maturidade digital influenciando as decisões de compra

A chave para conquistar a fidelidade do consumidor passa por três conceitos que explicam o crescimento dessa racionalidade: maturidade digital, maturidade mercadológica e oferta plural.

A expansão da internet potencializou uma transformação que já estava em curso na forma como as pessoas consomem. Os consumidores agora têm à disposição um leque maior de opções e se tornaram mais criteriosos: ao invés de apenas procurarem pelo preço mais baixo, buscam pelo melhor produto.

Isso significa que é necessário lidar com outros conceitos de valor, além do preço, quando o cliente está buscando por um produto: qualidade, atendimento e relacionamento. 

Nesse sentido, apesar de os investimentos em branding não resultarem imediatamente em vendas, eles são essenciais para enfrentar o cenário competitivo.

Empresas maduras digitalmente se destacam nesse contexto, pois conseguem oferecer conteúdo relevante aos consumidores em todas as etapas da jornada de compra. Portanto, as indústrias devem criar conexões relevantes, profundas e duradouras com seu público para acompanhar esse novo modelo de consumo.


O que as marcas podem fazer para estabelecer boas conexões com os consumidores? 

Muitas empresas miram na lealdade sem antes construir presença, resultando em processos que criativos consomem tanto tempo a ponto de perder o timing de insights interessantes e relevantes.

Por isso, investir em operações ágeis é essencial. Além da criação, a operação e a mensuração são fundamentais para que as marcas sejam mais eficazes em estabelecer conexões com os consumidores. São esses processos que transformam insights em ações concretas.

Agilidade e adaptabilidade devem ser prioridades constantes

Para garantir que a presença da marca seja ágil e adaptável, é importante abordar as campanhas de branding da mesma forma que as de performance, priorizando a criatividade, os formatos e a audiência enquanto elas estão acontecendo. 

Além disso, a tecnologia pode ajudar a criar uma conexão mais próxima com os consumidores, como os anúncios responsivos do Google Ads, por exemplo, que usam Inteligência Artificial para personalização automática. 

Também é crucial criar processos de medição de desempenho que considerem objetivos de curto, médio e longo prazo, porque só podemos controlar o que podemos medir.

Serviços e experiências: ferramentas essenciais para a fidelização

A maior parte das buscas relacionadas a produtos de consumo online não incluem o nome das marcas entre as palavras-chave buscadas. Isso indica uma oportunidade de envolver os consumidores durante sua jornada de descoberta.

Por isso, busque oferecer mais do que apenas seus produtos, ampliando seu valor ao conhecer profundamente seu cliente com base em dados.

Oferecer um benefício real de experiência com a marca é uma das formas mais eficientes de conseguir coletar esses dados, como, por exemplo:

  • Clube de benefícios com processos de compra mais práticos; 
  • Experiências personalizadas, como um canal direto de vendas e entrega ágil ou grátis.

Ao implementar essas estratégias e obter os dados primários dos clientes, a Inteligência Artificial consegue customizar a mensagem das campanhas para audiências específicas, ajudando a atrair novos clientes.

Inteligência Artificial não é futuro. É presente!

O desafio das estratégias de venda continua sendo acompanhar as evoluções do mercado e o comportamento dos consumidores para criar conexões significativas e gerar mais valor às marcas.

A Inteligência Artificial, nesse sentido, oferece ferramentas para se aproximar dos consumidores e expandir o relacionamento. Ao adotá-la, os negócios otimizam processos no curto prazo sem perder de vista os objetivos a longo prazo.

Dessa forma, renovar constantemente o olhar sobre as estratégias adotadas e abraçar novas ideias são passos fundamentais para trilhar caminhos rumo ao crescimento e alcançar resultados cada vez maiores

Entre em contato e saiba como podemos elevar o potencial de alcance e vendas da sua marca!

Regional Marketing

12 3942•2733

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.