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5 tendências de marketing para 2024

O mercado está sempre em constante mudança, o que torna ainda mais essencial ficar de olho nas tendências de marketing. Além disso, é importante entender que nem todas as tendências precisam ser implementadas para todas as marcas. Nesse sentido, conhecer profundamente seus clientes e suas preferências é fundamental para moldar as estratégias de acordo com o mercado e obter melhores resultados.

O marketing desempenha um papel fundamental no processo de adaptação à revolução do mercado, que agora busca atender diferentes expectativas, objeções e exigências do público consumidor. Portanto, as ações e campanhas das organizações devem estar alinhadas a esse novo contexto para atrair a atenção dos consumidores.

No entanto, também é necessário seguir as tendências da sociedade e estar atento às inovações que surgem. Com o avanço da tecnologia, ela está presente em todos os setores, inclusive no marketing. Dessa forma, a automação e a inteligência artificial são grandes apostas para 2024.

Além disso, os dados são verdadeiros tesouros e componentes valiosos e indispensáveis para que equipes de marketing e vendas atuem com precisão e eficiência.

Como pensar o marketing para as novas gerações


As gerações mais jovens se preocupam com inclusão das minorias, garantia de direitos desses grupos e preservação do meio ambiente (ESG). Elas valorizam qualidade de vida, saúde e bem-estar, e desejam interagir com marcas que compartilhem dessas mesmas ideias.

Por isso, empresas que adotam práticas sustentáveis, não realizam testes em animais, reutilizam materiais reciclados e utilizam fontes de energia renováveis, são mais valorizadas. Da mesma forma, corporações que valorizam a diversidade e inclusão também são preferidas.

Tudo isso reflete o caminho que o marketing digital deve seguir. As campanhas devem ser elaboradas de acordo com a realidade atual, construindo uma identidade para as marcas e adotando uma postura alinhada com a comunicação.

Portanto, estar por dentro das tendências de marketing não é apenas um diferencial, mas uma necessidade, diante da crescente competitividade, evolução tecnológica e mudanças nos hábitos dos consumidores.

Confira 5 tendências de marketing que devem ser observadas em 2024:

1. Microinfluenciadores dão voz às marcas

A tendência de estabelecer parcerias com influenciadores de grande popularidade se mantém. No entanto, considerando os conceitos de marketing que serão relevantes em 2024, a estratégia envolve apostar nos microinfluenciadores.

Ao invés de tentar influenciar um grande número de pessoas, as tendências de marketing para os próximos anos mostram que é mais efetivo aproveitar a identificação que o seu público-alvo tem com pessoas “comuns”, que parecem ser autênticas e verdadeiras, e que vivenciam o cotidiano como qualquer outra pessoa.

Em outras palavras, influenciadores que não têm uma vida considerada intocável e inalcançável criam identificação e transmitem valor e proximidade ao público.

2. Conteúdo humanizado gera conexão

Marcas que buscam estabelecer um diálogo autêntico e espontâneo, criando uma forte identificação com seu público-alvo, precisam considerar conexão pessoal com o consumidor e mostrar a personalidade da empresa.

Afinal, um conteúdo humanizado bem elaborado é uma poderosa ferramenta para se conectar com os consumidores e construir fortes relacionamentos. Ao consumirem esse tipo de mensagem, as pessoas têm a sensação de estar interagindo com indivíduos reais, resultando em maior confiança.

Para aplicar essa estratégia com sucesso, conte histórias para estabelecer uma conexão real e emocional; utilize uma linguagem humana, natural e fácil de entender; e apresente a personalidade da marca ao público-alvo, garantindo que ela seja única.

Além disso, é importante lembrar que conforme os consumidores se tornam mais exigentes, eles tendem a valorizar empresas mais humanas.

3. Diversidade está entre as tendências de marketing

A diversidade é um assunto em destaque no mercado de trabalho, com cada vez mais empresas percebendo a importância de ter equipes formadas por profissionais com perfis diferentes para obter resultados ainda melhores.

Mas essa tendência não se limita apenas à oferta de empregos. Ações de marketing também devem considerar a pluralidade, cada vez mais valorizada na sociedade atual.

A acessibilidade digital deve ser considerada neste quesito, uma vez que existem cerca de 18,9 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil, o que pode afetar a interação do público com o conteúdo digital.

Valorizar a inclusão e diversidade no marketing promove conscientização, visibilidade e reconhecimento, além de atrair uma base de clientes mais ampla.

4. Personalização e uso estratégico da Inteligência Artificial

Cada vez mais, dados e informações são extremamente valiosos, tanto para gerar leads quanto para proporcionar uma experiência diferenciada ao consumidor. O uso da Inteligência Artificial (IA) permite personalizar essas experiências.

Na prática, o mesmo recurso utilizado pelas empresas para identificar as preferências de cada usuário, garantindo assim um engajamento ainda maior em seus sites e aplicativos também se aplica às redes sociais.

A automação e integração entre canais podem contribuir significativamente para oferecer uma interação personalizada ao consumidor. No entanto, é importante lembrar que as pessoas sempre preferem ser tratadas como indivíduos, com suas necessidades atendidas de forma personalizada.

Portanto, utilizar ferramentas de Inteligência Artificial para entregar uma experiência mais positiva e alinhada às demandas de cada consumidor da sua marca tende a ser um grande diferencial. Mas tudo precisa ser estrategicamente planejado, com base em dados sólidos.

5. Inteligência Artificial como aliada dos algoritmos

Uma tendência em destaque para 2024 é usar Inteligência Artificial (IA) no processamento de dados.

O avanço da IA permite aprimorar a personalização, automatizar processos, oferecer suporte aos consumidores e analisar grandes volumes de dados. Como resultado, as experiências são mais significativas para o público-alvo e resultam em um maior envolvimento e fidelização dos consumidores.

No marketing, a IA será amplamente utilizada para otimizar as atividades diárias por meio de algoritmos inteligentes. A ideia é aplicar essa tecnologia na execução de campanhas, identificação de tendências e geração de insights estratégicos para tomadas de decisões mais assertivas.

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