A pandemia obrigou as pessoas a passarem mais tempo em casa e 600.000 famílias começaram a jogar consoles em sua TV em 2020 em toda a Europa.10 de agosto de 2021
Jack Hamlin: ComTech, Worldpanel Division
Em muitos aspectos, os videogames são uma indústria pouco apreciada. Desde o início dos jogos de console na década de 1970, a indústria evoluiu, entrando em nossas casas, bolsos e zeitgeist cultural. Agora é uma indústria multibilionária (US $ 140 bilhões, de acordo com SuperData, 2020) e não mostra sinais de desaceleração.
A pandemia COVID-19 sem dúvida ajudou a impulsionar o engajamento, obrigando bilhões de pessoas a passar mais tempo em casa; a indústria do entretenimento tem lutado muito para chamar a atenção.
O Worldpanel ComTech da Kantar mostra que 600.000 residências extras começaram a jogar consoles em sua TV em 2020 em toda a UE5 (França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Espanha), apresentando uma oportunidade de alcançar 19,3 milhões de pessoas nesses mercados europeus.
No entanto, embora os consoles continuem a desempenhar um papel integral na indústria, uma revolução está no horizonte. Em 2019, Phil Spencer, chefe da marca Xbox da Microsoft, anunciou o lançamento do Project xCloud, a aventura da Microsoft em jogos em nuvem. O objetivo dos jogos em nuvem é fazer com os videogames o que o Spotify e a Netflix fizeram com a música e os filmes: disponibilizá-los em qualquer dispositivo com conexão à Internet.
A ascensão dos jogos por assinatura
Os jogos por assinatura são uma área que cresceu vertiginosamente nos últimos anos. Um jogador paga uma taxa mensal / anual para obter acesso às cópias digitais dos jogos e, quando a assinatura é cancelada, o acesso é cancelado. O novo serviço Entertainment on Demand da Kantar destaca a popularidade desses serviços, especialmente na Grã-Bretanha, onde 18% das famílias pagam para acessar um serviço de jogo.
Os assinantes de jogos têm um envolvimento mais amplo na mídia: 82% também assinam um serviço de vídeo sob demanda. Eles são mais jovens (23% Gen Z) e principalmente homens (57%). Curiosamente, eles têm uma propensão significativamente maior de gastar mais em tecnologia do que o espectador médio de TV – apresentando um público atraente para os anunciantes.
Em um futuro próximo, os jogos em nuvem permitirão que os consumidores joguem títulos de grande sucesso em praticamente qualquer tela com conexão à Internet, independentemente do hardware. O lançamento global da tecnologia 5G irá melhorar os problemas de conectividade existentes (o lag é uma grande frustração para qualquer jogador online), estimulando um maior crescimento dos jogos em nuvem nos próximos cinco anos. A Grã-Bretanha e os EUA têm as maiores taxas de conectividade de smartphones com capacidade 5G, com 54% e 59% dos consumidores conectados a uma tarifa 5G, respectivamente. O espaço apresenta uma oportunidade significativa para os jogadores existentes e potenciais participantes.
Jogos para celular
Os fabricantes de smartphones estão competindo cada vez mais para obter uma vantagem no espaço de jogos, uma progressão natural em uma indústria em que 1 em cada 2 proprietários já joga em seus dispositivos a cada mês.
Continua a crescer, tendo aumentado + 3% em relação ao ano anterior (nos mercados da UE5).
A Samsung anunciou uma parceria com o Microsoft Xbox no ano passado, buscando trazer jogos em nuvem para smartphones e tablets Samsung. Este é um movimento tático, considerando que seus dispositivos dobráveis de próxima geração serão lançados amanhã (11 de agosto). Os consumidores preferem jogar em dispositivos de tela maior – aqueles com um smartphone de 6,5 ”+ sobre-indexado jogando jogos em média de mercado de 112 v. Oferecer aos consumidores a capacidade de jogar jogos de ponta em um smartphone de tela grande cria um USP atraente, mas ainda podemos ver o Call of Duty substituir o Candy Crush.
A nova batalha nos jogos
A competição deve se intensificar ainda mais e Google, Amazon e Apple entraram em jogos na nuvem com sucesso misto. A Netflix também anunciou recentemente que planeja lançar jogos móveis dentro de um ano, tornando-os inicialmente disponíveis por meio de seu aplicativo móvel. À medida que o jogo consolida sua parcela de recreação, isso representa uma oportunidade significativa para a Netflix. Nos EUA (seu maior mercado), 49% dos proprietários de smartphones usam o aplicativo em seus dispositivos todos os meses. Na Grã-Bretanha, 28% (3,5 milhões) dos assinantes da Netflix também têm uma assinatura de jogos. Outros estúdios de televisão estão trabalhando em suas próprias adaptações de videogames, a HBO anunciou que está filmando “The Last of Us”, um jogo de PlayStation pós-apocalíptico.
Será interessante acompanhar como esse espaço evolui nos próximos anos. Lançamento 5G, novos meios e indústrias consolidadas, cada um desempenhará um papel significativo na evolução dos jogos. Em um futuro não muito distante, espere um pop-up da Netflix perguntando: “Você ainda está jogando isso?”.
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