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Realidade e novos desafios da educação: o que o marketing tem a ver com isso.

Compreender o mercado e os consumidores para criar e oferecer valor. Este é um conceito de marketing que agora, mais do que nunca, cabe perfeitamente para definir a prestação de serviços educacionais no atual cenário, onde cada pequeno detalhe é importante para mostrar o valor dos esforços para inovar e potencializar o aprendizado.

A educação a distância não é uma novidade. Em 1975, no Brasil, começava a funcionar primeira emissora de televisão pública e de cunho educativo do país, a TV Educativa, também chamada de TVE Brasil ou TVE RJ. A atração principal era o programa João da Silva, um curso supletivo sob a forma de novela com roteiro inovador baseado na dramatização de conteúdos pedagógicos e acompanhamento de material didático.

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Vinte anos depois, com a criação da TV Escola, a educação a distância passou a perseguir ainda mais o objetivo de promover a melhoria do ensino, através de emissoras de rádio e televisão. Até chegar aos dias atuais, muitas foram as formas de aperfeiçoamento utilizadas para promover a eficiência dos processos educacionais. 

Acesso à internet de alta velocidade, disponibilização de recursos pedagógicos digitais, sala de aula invertida e gamificação, são apenas alguns desses recursos que tornam as empresas prestadoras de serviços de ensino e formação profissional ainda mais completas, detentoras de uma grande variedade de ferramentas e, por consequência, capacitadas para oferecer as melhores condições de formação profissional, formando estudantes que saem da sala de aula preparados para o mercado de trabalho.

Mas se todo mundo sabe fazer, e o universo da educação já se reinventou tanto, como é possível uma escola ou instituição de ensino se diferenciar neste mercado tão competitivo? É aí que entra o trabalho do marketing, identificando e estruturando diferenciais e caminhos para chegar até o público consumidor de forma mais eficiente, conquistando sua atenção e confiança por meio da promessa de valor, que é obtida através das afinidades entre os objetivos do consumidor e da instituição. 

Em palavras mais simples: o marketing tem a capacidade de descobrir exatamente quem é o seu público-alvo, seus principais anseios (mesmo dentro de uma gama muito ampla) e o que é capaz de fazer com que esse público se apaixone pelo valor que você pode oferecer, através daquele diferencial de marca que é só em você que ele vai encontrar.

E sabe o que é mais interessante? Estamos vivendo um momento único na história, com uma grande revolução do setor educacional e, diferente de tudo o que já aconteceu neste setor, dessa vez as pessoas não estão buscando as ferramentas de ensino à distância para facilitar a vida e encaixar na rotina corrida entre tantas tarefas, mas sim porque, devido aos efeitos da pandemia, esta é a única possibilidade segura para dar sequência ao aprendizado e à formação profissional

O quanto você está preparado para se destacar neste cenário?

Para te ajudar a responder a esta pergunta, disponibilizamos gratuitamente um conteúdo super qualificado para você usar o marketing a seu favor nessa crise. São quatro ferramentas que compreendem a jornada de compra no mercado da educação e ajudam a compreender como utilizar as tendências e novas tecnologias para obter sucesso nesse setor. 

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