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O MERCADO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS NA REVISTA RECALL

Revista Recall, publicação com foco no mercado publicitário, entrevistou o José Renato, Sócio Proprietário da Regional, na edição de Maio. Na matéria “Agências de São José dos Campos tentam se reinventar em busca de novos formatos e negócios”, o Renato falou um pouco sobre como a criatividade e a experiência são fatores importantes para vencer a crise.

 

Entrevista:

O paulistano José Renato Pulice, diretor operacional da Regional Marketing, chegou a São José dos Campos em 1988, justamente no ano em que o mercado publicitário da cidade começou a se desenvolver a partir da chegada da afiliada da TV Globo. Até então, o mercado não possuía grandes veículos de comunicação que pudessem justificar o investimento numa estrutura profissional de agência de propaganda. Mas antes de sua chegada, a MPM, agência gaúcha reconhecida no passado como uma das maiores do país, havia montado um escritório na cidade, na década de 70, mas, de acordo com Pulice, a iniciativa não durou muito tempo pela falta de clientes que pudessem viabilizar toda aquela estrutura montada.

 

“É notório que a evolução do mercado publicitário joseense deu-se a partir da chegada da TV Globo, o que provocou o surgimento de algumas agências de propaganda que ofereciam ao mercado seus serviços. O mercado publicitário de São José dos Campos pode parecer atrativo para alguns empreendedores, mas, na verdade, não há um volume de grandes anunciantes locais, e isto traz muita dificuldade para os publicitários da cidade. Grandes anunciantes chegam de fora e aumentam a verba dos veículos, mas já vêm atrelados às suas agências de marketing de fora, ou seja, é um mercado que segue crescendo em termos de investimento de mídia, mas não cresce na mesma proporção para as agências locais”, explica Pulice.

 

De acordo com ele, as principais dificuldades estão dentro do próprio mercado, como falta de demanda e concorrência amadora. “Já tentamos manter uma instituição que pudesse lutar pelo mercado publicitário, mas por diversos motivos não se consolidou. Outras tentativas foram feitas, mas também sem grande sucesso. Acho que isso é uma grande carência. Em termos de desenvolvimento do mercado, a proximidade com São Paulo mais prejudica do que ajuda, pois faz com que os anunciantes utilizem suas estruturas de marketing e publicidade de suas sedes paulistas”, analisa.

 

Como costuma dizer em conversa com amigos, a crise afetou todo mundo, do usineiro ao pipoqueiro, e as agências passaram por demissões e perda de clientes. Desde muito tempo, a Regional Marketing especializou-se no atendimento a contas públicas, participando de licitações e procurando seu espaço nesse nicho de mercado. “Essa especialização e atendimento têm possibilitado enfrentar toda essa crise econômica. Investimos também no marketing digital e estamos conquistando um bom espaço. Nossa perspectiva para este ano é sair o menos chamuscado possível desse cenário”, conclui.

 

Revista Recall - Maio 2017

Matéria completa: http://revistarecall.com.br/edicoes/recallmaio2017.pdf

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